Explore
Also Available in:

A tirania da ‘tolerância’

Editorial

Autor: Jonathan Sarfati
Tradução: VeneLouis PoL@R (Ponto de Vista Cristão)

Uma das maiores batalhas que enfrentamos diz respeito à forma como usamos palavras. Um dos exemplos mais gritantes é a palavra “tolerância”. Não muito tempo atrás, isso significava ‘suportar ou aturar alguém ou alguma coisa que não gostei especialmente’. No entanto, agora a palavra foi redefinida para ‘todos os valores, todas as crenças, todos os estilos de vida, todas as afirmações de verdade são iguais’.1 Negar isso faz uma pessoa “intolerante”, e, portanto, digno de desprezo.

Onde é que isto deixa os Cristãos? Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14: 6). E o apóstolo Pedro disse: “É pelo nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vocês crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dentre os mortos … A salvação é encontrada em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4: 10–12). A nova definição de “tolerância” faz as afirmações Cristãs de exclusividade “intolerantes”, o que supostamente justifica grande parte do anti-Cristianismo na mídia e no sistema de ensino.

Mas este argumento é flagrantemente ilógico e auto-refutado. Isto é, se esses defensores da “tolerância” rejeitam o Cristianismo, então eles não estão tratando essa crença como “igual”. Assim, na prática, parafraseando George Orwell em Animal Farm, todas as crenças são iguais, mas algumas crenças são mais iguais do que outras. O resultado é extrema intolerância para com o Cristianismo a partir de pessoas que falam muito sobre tolerar todos os pontos de vista. Em suma, eles são intolerantes de intolerância, então, logicamente, eles devem ser intolerantes de si mesmos!

Mesmo dentro da igreja, organizações como a CMI são chamadas de “intolerantes” por acreditar que os dias de Gênesis 1 foram dias normais. Por outro lado, muitas escolas bíblicas afirmam tolerar todos os pontos de vista sobre Gênesis e ensiná-los a seus alunos. Mas o que dizer sobre a visão de que a gramática de Gênesis ensina, de forma inequívoca, que os dias eram dias de 24 horas dias e que todos os outros pontos de vista estão errados?2 Não, isso seria intolerante!

Devemos estar prontos para expor esses “argumentos suicidas”,3 bem como os argumentos anti-Cristãos, onde um crítico evolutivo tem tantos problemas. Esta edição da Creation lida com o problema “luz das estrelas distantes”, mostrando que big-bangers têm o seu próprio problema de viajem da luz (ver artigo sobre as páginas 48–49).

A hipocrisia da nova tolerância foi mostrada recentemente em duas universidades. No Texas Tech University (Lubbock), Michael Dini, professor de biologia, disse que não recomendaria nenhum aluno para a escola médica, se eles não acreditassem na evolução - embora Dini não tenha qualificações médicas. A universidade de Dini se apressou para defendê-lo em razão da "liberdade acadêmica".4

Contrasta isso com o que aconteceu na Universidade de Sydney, na Austrália. Um número de top-acadêmicos de topo (alta posição)-incluindo historiadores-assinaram a seguinte declaração em uma página inteira de um anúncio de jornal estudantil:

“Em qualquer critério, Jesus Cristo é uma das grandes figuras da história. Mais do que isso, suas pretensões de ser o Filho de Deus, que fez Deus conhecido e levado os pecados do mundo, suporta-se sob o escrutínio mais próximo. Esta é a nossa convicção, e exortamos todos os estudantes a investigar exaustivamente esta figura única, Jesus”.

Isto evocou histeria sobre a intolerância religiosa e o mau uso da liberdade acadêmica. Alguns estudantes anti-Cristãos ainda levantaram temores paranóicos sobre discriminação.5 No entanto, a afirmação acima não disse nada do tipo, ao contrário da ostensiva intolerância de Dini e discriminação ostensiva de Dini-contra os Cristãos bíblicos-que felizmente foi tolerada. [Veja também Uma História de Dois Professores.]

Muitos cristãos têm caído por outra forma de armadilha de tolerância, ou seja, que não se deve impor um do pontos de vista religiosos na política ou na ciência. Por exemplo, a Scientific American publicou um perfil sobre Francis Collins, chefe dos EUA do Projeto Genoma Humano (HGP).6 O artigo elogiou-o como alguém que “se esforça para manter seu Cristianismo de interferir com sua ciência e política ‘. (Ele tem feito em outros lugares claro que ele é um evolucionista que chama a criação bíblica uma “visão extrema”.7) O biólogo Ph.D. e sênior da equipe CMI de cientistas o Dr. Don Batten tem, na revista Creation, refutado a distinção fato-valor defeituoso que Collins defende.8

Mas contrastar isso com o antigo chefe da HGP, James Watson, e seu co-descobridor da estrutura de dupla hélice do DNA, Francis Crick. Ambos usaram o 50º aniversário de sua descoberta para empurrar seus pontos de vista ateístas. Os meios de comunicação tinham qualquer objeção a eles misturando a religião deles com sua ciência e política! Crick é tão desesperado para se agarrar à sua ateísta "fé" que ele mesmo recorre à ideia de que a vida na Terra foi trazida aqui por alienígenas (exposta como fútil nas páginas 54–55.); qualquer coisa para evitar Deus.

Nós confiamos que esta revista vai ajudar você a responder falácias anti-Cristãos comuns, e equipá-lo para ajudar os outros a fazer o mesmo.

Referências e notas

  1. McDowell, J. and Hostetler, B., The New Tolerance: How a cultural movement threatens to destroy you, your faith, and your children, Tyndale House, USA, 1998. Voltar ao texto.
  2. Veja Sarfati, J., The numbering pattern of Genesis: does it mean the days are non-literal? Journal of Creation 17(2):60–61, 2003. Voltar ao texto.
  3. Koukl, G., Arguments that Commit Suicide, Stand to Reason, July/August 2001. Voltar ao texto.
  4. Matthews, M., Dunce cap for creationists? Texas Tech prof won t recommend creationists, 14 January 2003. Voltar ao texto.
  5. Contractor, A., Noonan, G. and Burke, K., God’s quad, Sydney Morning Herald, p. 37, 16–17 November 2002. Voltar ao texto.
  6. Beardsley, T., Where science and religion meet, Scientific American 278(2):18–20, February 1998. Voltar ao texto.
  7. Collins, F., The Human Genome Project: Tool of atheistic reductionism or embodiment of the Christian mandate to heal? Science and Christian Belief 11(2):99–111, 1999; see p. 110. Voltar ao texto.
  8. Harvesting real fruit, Creation 25(2):19–21, 2003. Voltar ao texto.