Explore
Also Available in:

Primeiro Adão—Último Adão

Ambos são vitais para o Evangelho … mas exatamente como?

por
traduzido por Humberto Carvalheiro

A Bíblia apresenta Adão como o primeiro homem, e dá ao Senhor Jesus Cristo, o curioso título de “o último Adão” (1 Coríntios 15:45). O que significa esse termo e por que é que o deu? Quais são as semelhanças entre Adão e Jesus que levam a Jesus ter este título? Quais são as diferenças?

9341-first-last-adam

Adão e Jesus Comparados

1. Um começo miraculoso

A Bíblia diz-nos que o primeiro homem, Adão, foi criado por Deus à Sua imagem e semelhança, diretamente a partir do pó da terra. Deus soprou nas narinas de Adão o fôlego da vida, e ele se tornou uma alma vivente (Gênesis 1:26–27; 2:7). Assim, Adão não foi o produto de algum tipo de evolução teísta1 , Deus não o fez à imagem e semelhança de um macaco, nem de um “hominídeo inferior” através de algum longo ou até mesmo abrupto processo mutante.2 Antes, Deus criou Adão como um ato imediato, através da Sua palavra (ou seja, pelo comando ou querendo que isso aconteça), nalgum momento, do sexto dia da Semana da Criação.3

Enquanto Adão foi feito à imagem de Deus, Cristo é “a imagem do Deus invisível” (Colossenses 1:15).

A Bíblia nos diz que o último Adão, Jesus Cristo, foi o único meio por quem Deus criou todas as coisas (João 1:1–3, Colossenses 1:15–20, Hebreus 1:2). Assim, Jesus era pré-existente com Deus Pai e Deus o Espírito Santo antes de Adão viver (João 8:58; Miqueias 5:2).4 No entanto, na Sua humanidade, Ele também teve um começo miraculoso quando foi encarnado como um ser humano sendo concebido pelo Espírito Santo e nascido da virgem Maria (Mateus 1:20–23, Lucas 1:26–35).

2. Perfeito, inocente, santo

Adão foi criado um homem perfeito, em plena posse de todas as faculdades humanas, e com a consciência de Deus, que lhe permitiu ter comunhão espiritual com Deus. Inicialmente, inocente, imaculado e santo, ele estava num relacionamento correto com Deus, com a mulher, com si mesmo e com mundo natural ao seu redor.

O último Adão, Jesus, também era perfeitamente homem, um com Deus (João 10:30; 17:21–22), inocente, imaculado e santo (Hebreus 7:26). Muitas pessoas erradamente referem-se a Jesus Cristo como o “segundo Adão”, um termo não encontrado na Bíblia. No entanto, a Escritura refere-se a Cristo como o “segundo homem” (1 Coríntios 15:47). Houve muitos homens desde Adão, mas Jesus Cristo foi apenas o segundo homem a ser completamente sem pecado.

9341-lighthouse
O Evangelho de Jesus Cristo é o único farol de esperança para a humanidade perdida. A sua integridade está fundamentada na verdade histórica de ambos, do primeiro e do segundo Adão. Créditos: Dessignzzz

Ao contrário do primeiro Adão, o Senhor Jesus foi, para além disso, divino, possuindo os atributos, ofícios, prerrogativas, e os nomes de divindade. Sendo totalmente Deus, Ele é digno de adoração (eg Apocalipse 5:11–14).

3. Cabeça da humanidade

Adão foi o cabeça da raça humana. Jesus Cristo é o cabeça da humanidade redimida (ver, por exemplo, Efésios 5:23). Uma vez que Cristo morreu uma vez por todas (Hebreus 7:27, 9:28, 10:10–14), nunca haverá a necessidade de qualquer outro, portanto, ele é o último Adão.

4. Ambos os doadores da vida

O primeiro Adão deu vida a todos os seus descendentes. O último Adão, Jesus Cristo, comunica ‘vida’ e ‘luz’ para todos os homens, e dá a vida eterna àqueles que O recebem e creem no seu nome, dando-lhes “o poder de se tornarem filhos de Deus” (João 1:1–14).

5. Dois governantes

A Adão, o que representa a humanidade, foi-lhe dado domínio sobre o mundo criado (Génesis 1:26). Depois de ser ressuscitado dentre os mortos, Jesus Cristo foi elevado à mão direita de Deus, e dado o domínio sobre todas as coisas, que foram (1 Coríntios 15:27, Efésios 1:20–22) “colocadas sob os seus pés”. O primeiro Adão era senhor de um domínio limitado, o último Adão é o Senhor de todos (Atos 10:36).

6. Um sono profundo produz uma linda noiva

Gênesis 2:21–23 diz-nos que Deus colocou Adão num sono profundo, durante o qual Deus fez a noiva de Adão, Eva, a partir do lado de Adão, uma ferida no lado de Adão produziu uma noiva! Note-se que, uma vez mais a evolução teísta está excluída. O texto diz que Deus os fez macho e fêmea, no início (Gênesis 1:27, 2:07, Mateus 19:04). Se Adão e Eva tivessem sido uma espécie sub-humana antes de Deus soprar a vida neles, então eles já seriam macho e fêmea, sem a necessidade de Deus para tê-los feito assim nesta fase.

O último Adão, Jesus, morreu na cruz, sofrendo o sono da morte por todos. O Seu lado foi perfurado por uma lança (João 19:34). Na sua morte, ele pagou a punição pelos pecados da humanidade (1 Coríntios 15:1–4). Aqueles que se arrependem e colocam sua fé Nele estão unidos com Cristo num relacionamento que a Bíblia compara ao de uma noiva com seu marido (2 Coríntios 11:02, Efésios 5:27, Apocalipse 19:6–8). Assim, uma ferida no lado do último Adão também produziu uma noiva—a verdadeira Igreja—“a noiva gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante … santa e irrepreensível” (Efésios 5:27).

7. Um teste importante

No início da vida de Adão, ele passou por um período de teste para saber se iria ou não obedecer Deus.5E o Senhor Deus ordenou ao homem, dizendo: Podes certamente comer de toda árvore do jardim, mas da árvore da do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque no dia em que dela comeres certamente morrerás.” (Génesis 2:16–17).

No início do ministério, o último Adão, Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, para ser tentado (ou testado-grego: peirazõ) pelo diabo (Mateus 4:1, Lucas 4:1–3).6

8. Um grande fracasso e uma grande vitória

0 primeiro Adão falhou no teste, e ao fazê-lo envolveu toda a humanidade na sua derrota, arrastando a raça humana com ele na sua queda.7 Como resultado, em Adão, todos estamos condenados, espiritualmente falidos, escravos do pecado e expulsos do Paraíso (Romanos 5:12 ss.).

O último Adão, Jesus, foi vitorioso sobre o pecado, a carne e o diabo. Como resultado, em Cristo, os crentes estão justificados e redimidos, espiritualmente ricos, libertos do pecado, e novamente incluídos no Paraíso de Deus (Romanos 5:18 ss;. 1 Coríntios 15:21 ss;. Apocalipse 2:7).

9. Desobediência vs obediência

O primeiro Adão desobedeceu a Deus. O último Adão foi “obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:08).

10. Julgamento e morte

O primeiro Adão experimentou o juízo de Deus, no final ele morreu e seu corpo tornou-se outra vez pó. Por causa do seu pecado, a morte veio para todos os homens: “Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23).

O último Adão, Jesus Cristo, também morreu, na cruz, para expiar o pecado (Isaías 53:5, 1 Pedro 3:18, Hebreus 2:9). Mas Ele não ficou morto, nem o seu corpo “viu a corrupção” (Atos 2:27; 13:35–37). Ao terceiro dia, Ele ressuscitou, vencendo, assim, o diabo e o poder da morte, ganhando isso, para todos aqueles que creem nEle (Hebreus 2:14), trazendo a ressurreição dos mortos (1 Coríntios 15:22–23).

11. Maldição e restauração

Criação foi originalmente “muito boa” (Génesis 1:31), dela o “último inimigo”, a morte (1 Coríntios 15:26) estava ausente. Até os animais eram originalmente todos vegetarianos (Génesis 1:30). As ações do primeiro Adão trouxeram um reino de morte e derramamento de sangue sobre um mundo que antes era perfeito, e que desde então tem vindo a gemer de dor (Romanos 8:22).8 Precisamente por causa do sangue derramado na morte do último Adão, esta maldição da morte e derramamento de sangue, foi removida, e a criação será restaurada para um estado imortal sem pecado (Apocalipse 21:01, 21:04, 22:03).

Conclusão

Estamos todos ligados ao primeiro Adão (o cabeça natural e legal da raça humana) como pecadores depravados e culpados, e por isso sobre nós recai a sentença de morte que Deus pronunciou sobre ele. No entanto, todos os que estão ligados com o último Adão, Jesus, através do arrependimento e fé na Sua obra redentora, estão perdoados, e “receberam o dom gratuito da justiça”, e assim “já passamos da morte para a vida” (Colossenses 1:14, Romanos 5:17, 1 João 3:14).

Referências e notas

  1. Em Gênesis capítulos 1–5, o termo “Adão” é usado especificamente para uma única pessoa, e não no sentido geral da raça humana (embora isso ocorra no capítulo 6 ss). Os argumentos do apóstolo Paulo em Romanos 5:12–19 e 1 Coríntios 15:45, referindo-se que a morte entrou no mundo pela desobediência de um só homem, e do dom da justiça através da obediência de um homem caíria por terra se ‘Adão’ não se referir a uma pessoa específica no contexto da Criação e da Queda. Paulo também ensinou que Adão e Eva foram pessoas reais, em 1 Timóteo 2:13–14. Voltar ao texto.
  2. Em Gênesis 2:7 (“e o homem foi feito alma vivente”), a expressão “foi feito” mostra que Adão não era uma criatura que já tinha vida e que evoluiu para se tornar outra/diferente criatura viva quando foi feito. Ele tornou-se vivo (a alma vivente) quando ele foi feito. Note também que alguns evolucionistas teístas alegam que a poeira de Gênesis 2:7 a partir do qual Adão foi feito refere-se à evolução do homem a partir de um animal, mas se isso fosse assim, então o retorno ao pó após a morte de Gênesis 3:19 significaria regredir ao estado animal. Isto é, evidentemente, absurdo. Voltar ao texto.
  3. Consulteby , Creation How did God do it?, Creation, 13(2):36–38, Março de 1991. Voltar ao texto.
  4. Comparando-se as origens dos dois Adões, o apóstolo Paulo escreve: “O primeiro homem, da terra, é terreno: o segundo homem é o Senhor do céu” (1 Coríntios 15:47). Voltar ao texto.
  5. Uma vez que Deus criou Adão com o poder de escolha moral, a sua obediência a Deus só poderia ser confirmada numa situação onde tinha fazer a escolha, de obedecer ou desobedecer a Deus. Assim, no início da vida de Adam, foi necessário um período de provação, apesar de Deus já saber que o resultado seria a queda. Voltar ao texto.
  6. Não devemos imaginar que esta foi a única vez na vida de Jesus que Ele foi tentado por Satanás, cf. Lucas 4:13, 22:28, Hebreus 4:15; 5:08. Voltar ao texto.
  7. Note-se que Adão estava num aprazível jardim, com muito para comer, de modo nenhum estava com fome. No entanto, apesar de estar nas melhores condições possíveis de vida, ele, mesmo assim, pecou. Jesus estava no deserto, sem nada para comer, e estava com muita fome. Voltar ao texto.
  8. Este é um argumento forte para realçar por que as “interpretações” da Bíblia, baseadas em extensos períodos temporais, criam tantos problemas à lógica da mensagem do Evangelho. Os fósseis mostram evidências de morte, sofrimento e doença. Se eles existiram milhões de anos antes do homem, isso significaria que eram existências pré-pecado. Não poderia, então, ter sido qualquer maldição sobre a criação por causa do pecado, e nunca qualquer condição sem pecado, careceria da restauração à imortalidade que irá acontecer (Atos 3:21). Voltar ao texto.