Como Noé pôde cuidar de todos os animais?
Alguma vez você se perguntou como Noé e sua família puderam tomar conta de tantos animais quando ficaram na Arca por um ano inteiro? É uma pergunta feita muitas vezes pelos céticos na Bíblia. Imagine’só ter que limpar todas aquelas jaulas todos os dias!

Mas o problema não é novo. Em algumas partes do mundo, os fazendeiros’têm que abrigar seus animais por muitos meses durante o inverno, o que é semelhante à tarefa de Noé. Nesses continentes, as pessoas resolveram os problemas de várias maneiras.
Um deles é visto na figura 1, que mostra o interior de um estábulo (um curral de ovelhas) na Holanda, chamado de “potstal”1. Note os suportes de pedra na base das colunas de madeira. Isso permite que os detritos se acumulem durante o inverno sem que as estacas de madeira deteriorem com o passar dos anos.
O fazendeiro continuamente adiciona palha (ou turfa, ou ainda serragem) em cima da camada existente, quando esta fica suja pelas excreções dos animais. Ao fim do inverno a camada já cresceu meio metro. Mas mesmo que os detritos se acumulem, o ambiente fica limpo, higiênico e cheirando bem. Estábulos similares abrigam também vacas e cavalos.
O potstal foi muito usado no passado e ainda continua popular em fazendas ecologicamente corretas. Quando eu era criança, meu pai mantinha um rebanho de quase 30 ovelhas, e usava um potstal. Nosso vizinho (um fazendeiro profissional) mantinha mais de 130 ovelhas em um estábulo assim. Mesmo com tantas ovelhas, o estábulo era limpo, higiênico e confortável. No potstal, o fazendeiro muitas vezes mantém a palha limpa acima dos animais, economizando espaço e trabalho.
A única vez que o estábulo cheirava mal (algo de que eu me lembro vividamente) era quando ele era limpo no fim do inverno. Fazendas ecologicamente corretas acreditam que’só precisam limpar os estábulos uma ou duas vezes ao ano. O esterco pode ter sido útil para Noé, provendo combustível para o aquecimento. Atualmente, os detritos formam um fertilizante perfeito.

Outro tipo de estábulo é o “grupstal” (figura 2)2. No lugar onde cresci, muitos fazendeiros costumavam ter estábulos assim, e ainda continuam sendo usados em nosso país. Nesse estábulo os animais’são abrigados sobre um andar com, por exemplo, palha. Uma “calha” (chamada grup na velha Holanda) atrás deles coleta o esterco e a urina. Esse tipo de estábulo é fácil de limpar – apenas empurre o esterco para um tanque coletor. Uma quantidade relativamente pequena de palha é necessária. Se Noé tivesse usado um sistema como esse, ele poderia ter despejado os detritos no mar, usando água (não pouca!) para manter o estábulo limpo.
Também é fácil alimentar os animais em estábulos assim, apenas jogando o alimento em uma calha no começo do estábulo.
John Woodmorappe, em seu livro Noah’s Ark: A Feasibility Study investigou algumas das’técnicas salvadoras de trabalho que Noé poderia ter usado na Arca, não apenas para lidar com os detritos animais, mas também para alimentá-los e dar-lhes água3.
Quando sabemos um pouco sobre cuidar de animais em climas frios, descobrimos que essa não teria sido uma tarefa’tão difícil para Noé, particularmente porque ele e sua família tiveram engenhosidade e talento para construir a notável Arca. Além disso, eles tiveram muitos anos para preparar os estábulos a bordo, incluindo equipamentos e suprimentos.
Referências
- Potstal, <www.drenthe-net.nl/schaapskudde/2002/f0236.html> tem mais figuras. Regresar al texto
- Grupstal é o nome holandês para esse tipo de estábulo. Veja <koeinfo.mysites.nl/mypges/koeinfo/244562.html>. Regresar al texto
- Woodmorappe, J., Noah’s Ark: A Feasibility Study, Institute for Creation Research, Califórnia, EUA, 1996. Regresar al texto
Readers’ comments
Comments are automatically closed 14 days after publication.